Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Toledo / PR

Você está aqui: Home / Notícias / Guarda Municipal recebe novos coletes à prova de balas


Atualizado


Guarda Municipal recebe novos coletes à prova de balas

Prefeito Lucio de Marchi realizou a entrega dos coletes na sede da Secretaria de Segurança e Trânsito na tarde da última quarta-feira (06)

Para garantir a integridade física dos Guardas Municipais de Toledo que atuam na área de segurança e trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito realizou a compra de 140 novos coletes balísticos à prova de balas. São equipamentos com nível de proteção “2” de acordo com as normas da NIJ 0101.04.

 

O prefeito Lucio de Marchi, acompanhado do secretário de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, fez a entrega dos coletes na tarde da última quarta-feira (06), na sede da Secretaria. O investimento foi de R$ 81.460,40. Cada equipamento custou R$ 581,86. Para receber o novo equipamento, o Guarda Municipal terá que devolver o colete antigo.

 

“Essa é uma forma do Guarda Municipal se sentir mais seguro e poder prestar um serviço cada vez melhor para a população. Quem procura tumultuar e dificultar o trabalho do GM é como estar em uma partida de futebol e fazer gol contra”, afirmou o prefeito.

 

Ele destacou ainda o trabalho desenvolvido pelos agentes de segurança. “É com trabalho sério, de responsabilidade que a corporação conquista sua credibilidade dia após dia”, acrescentou Lucio.

 

O secretário de Segurança e Trânsito informou que até então não tiveram risco de disparo de arma de fogo contra os GMs, mas que é necessário garantir a segurança de todos os servidores. Os novos coletes tem validade de cinco anos. A entrega é condicionada a devolução dos coletes antigos. Cada GM assinará um termo de recebimento onde consta os dados pessoais do servidor, número de série, lote, recomendações quanto ao uso e os procedimentos em caso de extravio e roubos.

 

Os produtos são controlados pelo Exército Brasileiro. Uma empresa especializada e credenciada deverá ser contratada para realizar o descarte dos coletes antigos. A destruição desses coletes é uma exigência do Exército.

 

Crespão salientou que os coletes são primordiais para garantir a segurança dos guardas municipais de segurança e trânsito no seu dia a dia de trabalho. “É um equipamento de uso obrigatório. Se o GM sofrer um dano e não estiver usando pode sofrer até uma sanção administrativa”, alertou. Em breve, devem ser entregues também os novos uniformes da Guarda Municipal.

 

Ele disse ainda que os coletes que estão sendo recolhidos foram adquiridos em 2012. “O colete pode fazer total diferença entre a vida e a morte do guarda em uma ocorrência. Como sempre atuamos na prevenção, sempre existe um risco e os equipamentos servem para minimizar esses riscos”, salientou o secretário.

 

A Guarda Municipal realiza trabalho em várias áreas de atuação, na defesa civil, atendimento dos disparos de alarmes dos prédios públicos, patrulhamento preventivo/ostensivo em parques, escolas, praças, na fiscalização do trânsito, Estar e apoio a todas as secretarias que necessitam de segurança em suas atividades.

“Já estamos usando os dispositivos elétricos incapacitantes (Spark) há mais de um ano e nunca precisamos fazer uso. Nós estamos preparados para portar essas armas não letais, que só serão utilizadas em casos de extrema necessidade”, completou Crespão.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Deixe seu comentário

Você está em Toledo / PR
Portal Toledo
Unidade Toledo, PR


Roberto de Quadros 05720691979 - 19.678.966/0001-00
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X