Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Toledo / PR

Você está aqui: Home / Notícias / Semana Farroupilha supera expectativas


Atualizado


Semana Farroupilha supera expectativas

Evento idealizado para exaltar a cultura gaúcha aconteceu entre os dias 6 e 10 de setembro em Toledo

A 9ª Semana Farroupilha teve seu encerramento neste domingo (10) com o show do gaúcho Nenito Sarturi. O evento idealizado para exaltar a cultura gaúcha aconteceu entre os dias 6 e 10 de setembro em Toledo. O Galpão, onde tudo aconteceu, foi montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Nem bem acabou e a “gauchada” já está com saudades.

 

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, Tita Furlan, o evento superou todas as expectativas.  “Tivermos a clara percepção do quão forte é a tradição, a vertente do Rio Grande que tem na nossa gente. Toledo é o que é, pela força empreendedora, pelos pioneiros que vieram do Rio Grande do Sul, que vieram de Santa Catarina ou haviam nascido no Rio Grande, ou eram filhos de gaúchos que subiram nessa marcha da colonização. Pudemos ver todos os dias o galpão lotado. E estou muito feliz com o resultado”, declarou.

 

Tita disse ainda que, esse ano a Secretaria da Cultura não assumiu sozinha as responsabilidades. Nesse sentido ele exaltou e elogiou o envolvimento dos Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) Chama Crioula, Estância da Liberdade, e o Marca de Casco, com a comitiva que protagonizou e ajudou a desenvolver tudo que lá aconteceu. “Isso pra a gente foi muito gratificante. O município aportou os recursos, fez uma licitação para viabilizar o espaço e as atrações, mas sem o envolvimento de todos o evento não seria esse sucesso”, apontou.

 

A primeira Semana Farroupilha de Toledo foi organizada no ano de 2009 e teve início com uma marcha despretensiosa. “Não imaginávamos que em tão pouco tempo se tornasse a maior Semana Farroupilha do Estado do Paraná”, comentou o secretário.

 

Inúmeras atividades fizeram parte da programação da 9ª Semana Farroupilha deste ano. Cantores representantes da cultura tradicionalista nativista gaúcha passaram pelo galpão montado no Parque Diva Paim Barth. O gaúcho Airton Ferreira, da Faculdade do Chimarrão, lembrou que no início, eram apenas 25 m² e que este ano foram montados 800 m² de Galpão.

 

“Não tenho dúvidas de que foi a melhor que fizemos até hoje. É todo mundo irmanado, unido, e o resultado vem. A Semana Farroupilha foi ótima, além do que esperávamos. O dia todo, a noite toda, houve muito movimento. Superou todas as nossas expectativas. Tenho certeza de que 2018 vai ser daí pra melhor, pois a união faz a força”, exaltou o tradicionalista.

 

Público

Os organizadores perceberam um público bem variado, com bastante gente do estado de São Paulo, da Bahia, do Rio Grande do Sul. “Eram pessoas que estavam por aqui, ficaram sabendo pela mídia e vieram conferir a realidade e gostaram do que viram”, afirmou Airton Ferreira.

 

Também foram registrados participantes de outros cinco países, além do Brasil. Um deles do estado americano do Texas. Todos foram conferir e conhecer mais sobre a cultura gaúcha. Durante a Semana Farroupilha tiveram acesso não só aos trajes, mas também a dança, ao canto, ao churrasco, enfim, ao tradicionalismo como um todo. O chimarrão era um dos itens que não podiam faltar. A fazendinha apresentou alguns dos principais animais que fazem parte dessa tradição, bem como a exposição de itens da velha colônia que contagiaram e trouxeram um ar nostálgico para muitos que por lá passaram.

 

Investimento

A diretora da Secretaria de Cultura, Magda Ritter, informou alguns números do evento. Para a realização da Semana Farroupilha, foram investidos R$ 72 mil pela Secretaria de Cultura. Os recursos viabilizaram a estrutura e as atrações para os cinco dias de festividades. Estima-se que mais de quatro mil pessoas tenham passado pelo Galpão durante esses dias.

 

“Só no sábado, tivemos mais de 1.500 pessoas no galpão. As atividades começavam às seis da manhã com café campeiro e encerravam sempre após as duas da manhã com o término dos shows e do baile. Foi tudo um sucesso, além das nossas expectativas”, salientou a diretora.

 

Magda constatou que a presença de público foi, inclusive, de pessoas que não são ligadas diretamente a grupos tradicionalistas, mas que vieram pra conhecer a cultura gaúcha e a Semana Farroupilha em Toledo. “Que é a exaltação pelo que o povo gaúcho fez pelo Rio Grande do Sul e pelo país, as batalhas pela igualdade, humanidade e pela liberdade. O sucesso também se deve a empolgação das pessoas que fizeram parte da organização. Elas estavam muito empenhadas. Era evidente a satisfação estampada nos rostos de todos ao final das atividades”, constatou.

 

Chama Crioula

A Chama Crioula esteve presente no galpão todos os dias. Após o encerramento do evento, no último domingo (10), o secretário de Cultura, Tita Furlan, passou a Chama Crioula para o patrão do CTG Estância da Liberdade, Romualdo Strefling. Em seguida ela foi conduzida por um grupo de cavaleiros até a sede do CTG, onde ficará guardada até o início da próxima Semana Farroupilha. CTG Chama Crioula estava responsável pela guarda da tradição até esse ano.

 

Dia do Gaúcho

Durante a cerimônia de encerramento, o secretário anunciou que será encaminhado para o legislativo um Projeto de Lei para inclusão do dia 20 de setembro, dia do Gaúcho, no Calendário Oficial do Município.

 

Na próxima quarta-feira (13) acontece uma reunião de avaliação para que a próxima semana possa ser planejada e que seja melhor ainda que esta.

Mais Fotos:




Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Deixe seu comentário

Você está em Toledo / PR
Portal Toledo
Unidade Toledo, PR


Roberto de Quadros 05720691979 - 19.678.966/0001-00
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X