Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Login com Facebook
ou
Você está em Toledo / PR

Você está aqui: Home / Notícias / Toledo sedia XI Mostra e IV Festival de Circo em setembro
Atualizado


Toledo sedia XI Mostra e IV Festival de Circo em setembro

Evento reúne grupos de Toledo e região, além de espetáculos nacionais

 

Ao todo, 27 grupos de Toledo e região e seis grupos profissionais já estão confirmados para a XI Mostra de Circo Social e IV Festival Nacional de Circo de Toledo, de 25 a 29 de setembro. A programação será realizada no Teatro Municipal, no Picadeiro do Circo da Alegria, e outros espaços como o Parque Ecológico Diva Paim Barth e pela primeira vez em duas comunidades do interior, Concórdia do Oeste e São Luiz do Oeste. O evento é um dos maiores do gênero e visa mostrar as atividades que estão sendo desenvolvidas nos projetos sociais existentes no município e na região, nascidos a partir do projeto Circo da Alegria, junto à escola municipal Anita Garibaldi. Além disso, pretende promover discussões e oficinas sobre as atividades circenses, e trazer espetáculos circenses de renome nacional. A Mostra será realizada durante o dia e o Festival à noite, tudo com acesso livre.

“Como nos anos anteriores, a expectativa é de grande sucesso. Já estamos com reserva para quase todos os dias da Mostra, com casa cheia”, informa o coordenador do evento e do Circo da Alegria, Dado Guerra. Segundo ele, todos os anos a procura é intensa das escolas, lotando o Teatro Municipal em toda a programação. As atividades no Teatro serão de 25 a 29, às 9h e às 14h. À noite serão realizados os espetáculos, a partir das 20h, e em outros locais e horários alternativos.

Durante a programação serão realizadas oficinas e debates. Estão programadas as oficinas de manipulação de objetos, acrobacias de solo, pedagogia dos malabares, carteira de monociclo A e B e duo acrobático. Nos debates serão discutidos os temas como métodos de treinamento e novos desafios para projetos de circo social, com convidados especiais, entre eles Rodrigo Mallet Duprat, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Alex Machado, da Escola Nacional do Circo, do Rio de Janeiro, Tânia Regina Piazzetta, do Circo Ático, entre outros convidados.

A abertura da Mostra e do Festival será a cargo do Circo da Alegria, com o espetáculo Gypsi, com direção de Paula Bombonato, na segunda-feira, 25, às 20h, no Teatro Municipal. No dia 26 será apresentado o espetáculo Imaginarium, da Troupe Tangará, de Londrina, às 20h, no Teatro Municipal. No dia 26 as atividades à noite serão no picadeiro do Circo da Alegria, a partir das 20h, com o espetáculo Cabaré. O cabaré é uma tradição no circo e reúne os melhores números de diferentes grupos interessados em participar. Por fim, na sexta-feira, 29, no Teatro Municipal, a partir das 20h, será apresentado o espetáculo Varieté, da Trupe Fundacam, de Campo Mourão, encerrando a programação.

Durante a Mostra, como já ocorreu nos anos anteriores, serão premiados os destaques nas categorias figurino, espetáculo e maquiagem. O prêmio, explica Dado Guerra, foi instituído para incentivar os grupos a investir nestas áreas e com isso melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido. “Percebemos avanços bem importantes nestas áreas e isso tem contribuído para enriquecer e fortalecer os projetos”, destacou ele. Como nos anos anteriores, também serão mantidos os debates após as apresentações da Mostra, que servem para avaliar os avanços dos projetos ao longo dos anos, e o que precisa ser melhorado para enriquecer o trabalho. Esta atividade será coordenada por Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, que esteve nas últimas quatro edições anteriores e que vem acompanhando o trabalho e o crescimento dos grupos ao longo destes anos.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social

Deixe seu comentário

Você está em Toledo / PR
Portal Toledo
Unidade Toledo, PR


Roberto de Quadros 05720691979 - 19.678.966/0001-00
© 2008-2017 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X