Portal da Cidade Toledo

tecnologia

Biopark inaugura laboratório com parceria do Canadá

Destaque será para a criação de próteses, parafusos para ossos pequenos e recobrimento de cateteres para o tratamento de câncer, diabetes e obesidade

Postado em 30/10/2019 às 14:50 |

O Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências inaugurou nesta quarta-feira (30), o Laboratório de Biomateriais (LBB) em parceria com a Universidade Laval, de Quebec (Canadá), do Hospital Erasto Gaertner, através de seu Instituto de Bioengenharia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

As cinco instituições irão desenvolver em conjunto, ações acadêmicas, científicas e projetos de pesquisa de biomateriais para dispositivos médicos e medicina regenerativa. A iniciativa também facilitará atividades de intercâmbio científico, sobretudo programas conjuntos de formação em nível de mestrado e de doutorado.


O laboratório que já está em fase de conclusão e tem previsão de iniciar as atividades em janeiro de 2020, terá o custo de 5 milhões de reais que será fundeado pelo Biopark e administrado pelo Professor Diego Montovani no Canadá. 

Inicialmente a demanda será atender o Hospital Erasto Gaertner, considerado o maior centro de tratamento de câncer no Sul do Brasil, com o desenvolvimento de materiais para o tratamento de pacientes oncológicos, como: parafusos para ossos pequenos, recobrimento de cateteres e próteses. Estes materiais serão personalizados para cada paciente em específico. 

Segundo o Dr. Luiz Donaduzzi, o LBB é apenas um embrião, que possui os matérias básicos para dar início no projeto, mas a intenção é montar uma indústria destes materiais na região e beneficiar toda a sociedade: “O Biopark não vai fazer nenhum trabalho que ficará no armário. Toda nossa pesquisa é aplicada e direcionada para a sociedade. Quem paga a formação dos estudantes é a sociedade trabalhadora do nosso país, então temos que dar resposta à essas pessoas.” Finaliza Donaduzzi,. 


Fonte:

Deixe seu comentário