Portal da Cidade Toledo

coruja

Conheça a história de Gandalf, a coruja de Toledo

Descobrimos que existe mais uma coruja de estimação e fizemos uma entrevista com a responsável pelos pets exóticos

Postado em 18/04/2019 às 10:28 |


Nesta semana o Portal da Cidade publicou um pedido de ajuda para encontrar a coruja Gandalf, que havia fugido na segunda-feira (15). Com a grande repercussão do pedido, Gandalf foi encontrado no dia seguinte pela manhã, na Avenida Barão do Rio Branco.  

Foi surpresa para muitos toledanos saber que existe criação de coruja por aqui. Com poucos praticantes no país, a atividade não é comum para boa parte da população. Mas quem conhece encanta-se ao ver de perto o exotismo da ave de olhos grandes, plumagem abundante e comportamento noturno.

Ter uma coruja de estimação foi o sonho realizado pela Rosemeri Voiciehoski, que há um ano ganhou a companhia das corujas Gandalf e Savana.  Ambas possuem registro de nascimento e toda a documentação exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 O casal de coruja é da espécie suindara, e segundo Rosemari são companheiros e dóceis, vivem em plena harmonia com os outros animais da casa, como os moradores mais antigos : fofinho e pandora (cachorros).


Aves de rapina tem como prato predileto pequenos animais vivos. Roedores, insetos como gafanhotos, larvas e pássaros de pequeno porte são alguns deles. Rosemari escolheu por alimentá-las com ratos, e a mesma faz a criação destes animais. Eles são abatidos, limpos e congelados em embalagens individuais e é servido a quantidade de um rato por dia.

MAIS INFORMAÇÕES: 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) fornece orientações para iniciar uma criação de corujas e pode indicar criadouros registrados; clínicas veterinárias especializadas em animais silvestres e treinadores profissionais de falcoaria também conhecem como lidar com corujas; e Associação Brasileira de Criadores e Comerciantes de Animais Silvestres e Exóticos (Abrase), abrase@ism.com.br, www.abrase.com.br

Fonte:

Deixe seu comentário