Portal da Cidade Toledo

palestras

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

As palestras acontecerão no mês de maio, por profissionais da SMAS e da SMED assistentes sociais, psicólogas, fonoaudiólogas e pedagoga.

Postado em 16/05/2018 às 08:05 | Atualizado hoje às 04:47

(Foto: Divulgação)

Alunos dos 5º anos da Escola Municipal Waldyr Becker participaram nesta terça-feira (15) de uma palestra alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. Esta ação de mobilização preventiva é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família (SMAS) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), que tem com o objetivo chamar atenção e prevenir a violência contra crianças e adolescentes, através de um ciclo de palestras nas escolas municipais.

As palestras acontecerão no mês de maio, por profissionais da SMAS e da SMED (assistentes sociais, psicólogas, fonoaudiólogas e pedagoga), voltadas para alunos dos 5º anos das escolas municipais que estão nos territórios identificados pelos Centros de Referencia Especializados de Assistência Social (CREAS I e II) com maior demanda de violação de direito contra criança e adolescente.

O tema abordado pelas profissionais nas palestras será: “Violência contra Crianças e Adolescentes” onde serão pontuados os tipos de violência; os caminhos para realizar uma denúncia; como se proteger e combater. Durante a palestra realizada nesta terça-feira (15) pela diretora do Departamento de Proteção Social Especial Tatiani Finkler Guzzo na Escola Municipal Waldyr Becker os estudantes tiraram dúvidas, aprenderam sobre o tema e questionaram sobre situações cotidianas.

Ainda na programação ao dia alusivo, haverá uma palestra para os responsáveis das crianças que estão inseridas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), no dia 24 ás 19h, no Centro Cultural Ondy Helio Niederauer.

“Serão visitadas todas as escolas que houve vestígios de um tipo de violência. Duas profissionais estão falando com as crianças sobre o tema”, destaca a secretária de Assistência Social Marisa Cardoso.

A diretora da Escola Marisa Salete Todescatt afirma que a palestra é muito importante para as crianças saber se proteger de qualquer tipo de violência. “Hoje é muito comum a violência, neste sentido, elas precisam estar atentas para fazer a denúncia. A palestra foi muito didática, e elas ficaram interessadas da forma que o assunto foi abordado pelas profissionais da Assistência”.

ALERTA

Em Toledo, no ano de 2017 foram atendidos 459 crianças e adolescentes no serviço especializado Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e ao Individuo (PAEFI) dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I e II). Sendo 279 atendidos no CREAS I e 180 no CREAS II. A violência sexual é a segunda violência mais cometida e a mais velada.

Fonte: Secretaria Comunicação Social Toledo/PR

Deixe seu comentário