Portal da Cidade Toledo

projeto social

Programa Recomeçar reúne autoridades para apresentação de resultados

O Programa Recomeçar é realizado há nove anos e atende mulheres que se encontram presas na cadeia de Toledo

Postado em 23/05/2019 às 15:40 |

Com o objetivo de discutir os resultados obtidos, autoridades envolvidas no Programa reuniram-se no início de maio na Prati-Donaduzzi, empresa que apoia o desenvolvimento das atividades. 

 

Estiveram presentes os integrantes do Fórum da Comarca de Toledo, Departamento Penitenciário (DEPEN), 20ª Subdivisão Policial, Polícia Civil e Conselho da Comunidade. Na abertura o Diretor-Presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, fez uma apresentação institucional da empresa mostrando resultados e projeções para os próximos anos.

 

A Sócia-Fundadora, Carmen Donaduzzi, aproveitou a ocasião para falar sobre o quanto é importante cuidar das pessoas. “Precisamos tornar a vida do nosso semelhante melhor e o projeto vem ao encontro disso. Queremos que as pessoas estudem e melhorem de vida e quando existe a possibilidade de fazer a diferença na vida de alguém, isso precisa ser feito”.

 

A Juíza de Direito, Luciana Lopes do Amaral Beal, participou do encontro e comenta sobre a importância social do Recomeçar. “As pessoas que fazem parte do projeto precisam do nosso apoio para de fato recomeçarem suas vidas, pois a reinserção social é difícil. São várias entidades unidas para que isso aconteça e a Prati cumpre um importante papel nesse processo”.

 

A Supervisora de Responsabilidade Social, Maria Rita Pozzebon, expôs os resultados conquistados. “Todas as quartas-feiras dedicamos nosso tempo para trabalhar com as detentas assuntos que despertem nelas o interesse pela profissionalização, buscando oportunizar a reinserção no mercado de trabalho e também na sociedade. Temos observado que o programa tem êxito com a redução do índice de reincidência criminal”, conta.

 

Ainda na oportunidade foram apresentados depoimentos de ex-detentas que conquistaram a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. As autoridades também realizaram visitas às áreas técnicas da indústria, participaram de almoço e o encerramento das atividades foi com uma apresentação do Coro Serprati. Também estiveram presentes no evento Diretores das empresas do Grupo e colaboradores envolvidos com o Programa.

 

Programa Recomeçar

É realizado semanalmente com as mulheres que se encontram em cárcere privado na 20ª SDP de Toledo e permite capacitação com foco na reinserção social e no mercado de trabalho, além disso as ações visam reduzir a reincidência criminal. Entre as principais atividades realizadas estão oficinas, palestras e treinamentos. O projeto é inclusive premiado com o Selo Sesi ODS a nível de Paraná, diversas vezes.

Fonte:

Deixe seu comentário