Portal da Cidade Toledo

lixo

Saiba como utilizar os contêineres distribuídos na região central de Toledo

Contêineres marrons foram distribuídos na cidade para lixo orgânico e não reciclável

Postado em 06/04/2020 às 16:20 |

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento de Toledo (Secretaria do Meio Ambiente), informa que foram distribuídos pela região central do município contêineres marrons para o descarte correto de materiais orgânicos.

O Engenheiro Ambiental da pasta, Guilherme Miola de Castro, enfatizou que algumas orientações para utilizar de forma correta os contêineres marrons (orgânicos), que foram instalados há poucos dias na cidade, são essenciais para que esse trabalho seja efetivo. Segue abaixo essas orientações:

Não depositar o lixo domiciliar solto (sem sacolas): pois o lixo solto dificulta a operação de transferência dos resíduos que estão dentro do contêiner para o caminhão, podendo ficar algum material dentro que possibilita a ocorrência de vetores (moscas, etc).

Colocar o lixo em sacolas duplas: por orientação das autoridades de saúde e do Meio Ambiente no combate e prevenção do novo Coronavírus, seu lixo deve ser colocado em sacolas duplas e bem fechadas nos contêineres. Assim, protegerá os coletores contra a contaminação pelo vírus e reduzirá a chance de vazamento do chorume (líquido originário da decomposição de alimentos com água).

Não colocar materiais recicláveis nos contêineres marrons, eles são destinados APENAS para o lixo domiciliar (lixo de banheiro e de cozinha). Para os recicláveis, utilize os contêineres amarelos (amarelinhos), as estações de sustentabilidade (no Parque Ecológico Diva paim Barth e em frente a Prefeitura) ou leve até a Central de Recebimento de Recicláveis e Volumosos no Jd. Coopagro.

Mantenha sempre a tampa do contêiner FECHADA. Assim evita odores e aparecimento de vetores e consequentemente de doenças.

Ajude a cuidar da conservação dos contêineres. Denuncie toda e qualquer ação de vandalismo ou mau uso dos equipamentos públicos. Utilize os canais de denúncia do município. Ouvidoria: 156 ou pelo Whatsapp (45) 99153-2516.

Estas recomendações são fundamentais para manter a boa utilização dos contêineres e evitar a ação de vândalos. Esses equipamentos são originários de recursos dos impostos. Contamos com a colaboração da comunidade para garantirmos uma Toledo cada vez mais sustentável!

Dúvidas: (45) 3378-8355 - Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS - Sec. Meio Ambiente).

Fonte:

Deixe seu comentário