Portal da Cidade Toledo

museu

17ª Semana Nacional de Museus é realizada em Toledo

O tema dessa edição é “Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições”.

Postado em 15/05/2019 às 19:04 |

Comemorado em todo o Brasil desde o dia 13 de Maio, a 17ª Semana Nacional de Museus (SNM) deve seguir até o próximo domingo (19). A ação é promovida em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado no próximo sábado (18). Este ano o tema é “Museus como núcleos culturais: O futuro das tradições”. Em Toledo, a Prefeitura através da Secretaria de Cultura preparou uma programação especial no Museu Histórico Willy Barth.


O intuito inicial da SNM é fomentar debates, estimular a realização e o desenvolvimento de projetos e atividades na área museológica, que podem e devem ser a curta, média ou longa duração.  


“É um momento para reforçar a perspectiva de um Centro Cultural que visa valorizar a história de nossos colonizadores, que em Toledo, o Museu Histórico Willy Barth vem trabalhando desde 1984”, define o Servidor Público do museu, Anésio José Vitto.


Toledo contará com duas exposição, na sala 1 acontece a “Quadro de nossa história: Diferentes olhares de artistas toledanos”, de curta duração, e na sala 2 acontece a “Vamos a Toledo! Toledo recebe toda gente”, exposição de longa duração.


Neste sábado (18) não haverá expediente no museu. Mas, é realizado a abertura do local todos os primeiros sábados de cada mês.


O Secretário de Cultura de Toledo, Odemilson Elias dos Santos, define a Semana como um momento importante na valorização dos Museus. “O museu é uma estrutura pública de extrema importância para a preservação da história de um povo. O local propicia ao visitante uma experiência de conhecer o passado da sua cidade, região, ou até mesmo de pessoas que tiveram um destaque na sociedade. Essa Semana tem o objetivo de reconhecer o papel e salientar a importância desse local”, finaliza.


Agendamentos

É esperado um intenso fluxo de visitantes nos próximos dias. Por conta disso é necessário agendamento antecipado para uma grande quantidade de pessoas que possuem interesse em visitar o Museu Histórico Willy Barth. O agendamento pode ser feito através do (45) 3277-1328 ou indo até o local na Vila Becker, Rua Guarani nº 3843, próximo a PUC Toledo.

Fonte:

Deixe seu comentário