Portal da Cidade Toledo

expo 2019

Mais de 30 mil pessoas visitaram a Expo Toledo

Cinco dias de evento no Centro de Eventos Ismael Sperafico marcaram mais uma edição da Expo Toledo

Postado em 10/12/2019 às 13:27 |

A Expo Toledo 2019 e 13º edição Internacional chegou ao fim neste domingo (9). O evento promovido pela Sociedade Rural de Toledo (SRT) e a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Inovação e Turismo (DESECO), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e demais Secretarias, reuniu mais de 30 mil visitantes durante cinco dias de feira. Visitantes de Toledo, região, e de todo o país vieram prestigiar as atrações.

O Centro de Eventos Ismael Sperafico foi o grande palco para receber um dos eventos mais importantes do Brasil, referência no segmento do agronegócio. Com shows gratuitos da dupla Thaeme e Thiago, na quinta-feira (5), Loubet e Dazdama na sexta-feira (6), e Davi e Fernando e Marttin e Matheus no sábado (7), agitaram o público durante as noites na arena do centro de eventos.

Além dos shows, o Torneio Leiteiro foi um dos destaques do evento. Com Desafio do Leite e Mamaderodromo, o espaço que foi realizado os momentos ficou bem movimentado com participantes e visitantes de diversas localidades. Além disso, apresentações, workshops, apresentações culturais promovidas pela Secretaria da Cultura, exposições de máquinas agrícolas e animais também foram destaques durante a Expo Toledo.

O rodeio, organizado pela Prefeitura de Toledo, atraiu grande público. Realizado durante a expo, a arena ficou lotada para prestigiar os profissionais. Os feirantes da cidade também participaram pela primeira vez da Expo Toledo. Leilões, parque de diversões e praça de alimentação movimentaram o local.

“Tudo ocorreu bem, foi um sucesso, mesmo com a chuva dos últimos dias tudo deu certo. Quero destacar o desafio do leite, foi o maior desafio de leite de todas as edições da expo e maior premiação. O rodeio, foi de muita qualidade, eles deram um show, estrutura muito boa. A estrutura é muito boa, com a arena coberta, mesmo com toda chuva todos puderam assistir e sentar em um local coberto. O público agradeceu que aconteceu a Expo Toledo, ficamos felizes com isso”, destacou o presidente da SRT, Daniel Augusto Schilke.

O Secretário Jozimar Polasso agradeceu a presença de todos e pela parceria com a SRT. “Reuniões foram tomadas para que o evento pudesse ser realizado. De forma gratuita, a exposição recebeu os mais diversos públicos, que com certeza foram agraciados com os shows e demais atrações especiais. A partir de agora começar novamente as tratativas para a próxima expo. Sempre temos a expectativa de melhorar a cada edição e essa atual superou. Foram dias importantes para o agronegócio de Toledo e da região. Estamos satisfeitos com o evento e a presença massiva do público”.

“Foram dias que pude acompanhar de perto a potência do nosso agronegócio. Toledo soma mais de R$ 2,3 bilhões no Valor Bruto da Produção, e a Expo Toledo é o reflexo dos bons trabalhos que são realizados em nossa terra. Parabenizo a todos os envolvidos, pelo empenho e dedicação para oferecer ao público o melhor possível”, salientou o Prefeito Lucio de Marchi.


Expo Toledo

A Expo Toledo é um dos mais tradicionais eventos que acontece no município. Com grande importância para o Paraná e para o Brasil, referência no segmento do agronegócio. A Expo Toledo sempre reuniu diversas exposições de vários segmentos do meio agropecuário, trazendo também referências em máquinas agrícolas, implementos, produtos e serviços.

Além disso, o rodeio, animais em exposições, leilões e workshop também atraem o público desde o início do evento em Toledo. A praça de alimentação, que possui diversos alimentos sempre foi um dos pontos principais da festa juntamente com o parque de diversões.


A Expo Toledo sempre contou com a parceria dos toledanos e visitantes que nunca deixaram de prestigiar a exposição.

A tradicional Agenda Aberta, que reúne o Prefeito, Secretários e Diretores, com o foco em atendimento direto aos munícipes finalizou com mais de 600 atendidos neste ano de 2019. Para fechar mais uma edição da agenda, a Secretaria da Educação realizou o lançamento oficial do livro “Conhecendo Toledo, Nosso lugar, Nosso Município do 3º ano”, destinado aos alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais.

Neste momento, estiveram presentes vereadores, membros da Secretaria da Educação, da Comunicação, e da Administração Municipal. O livro apresenta conteúdos ligados as questões sociais, econômicas, tecnológicas e ambientais da história, da geografia e da cultura da comunidade toledana, de outros espaços do Paraná, do Brasil e do mundo.

Estes livros serão distribuídos para os estudantes e professores dos 3º anos da rede municipal de ensino, a fim de contribuir com a aprendizagem dos alunos e com o trabalho dos professores. “Momento significativo para alunos e professores da rede municipal. É mais um auxílio na educação”, salientou a Secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer.

“Tudo que contribui para melhorar a educação é investimento”, complementou Edna. Para a vereadora Janice Salvador, os 20 anos de existência do “Conhecendo Toledo”, só melhora a qualidade da educação municipal. “Aqui temos um livro nascido pelas mãos dos nossos professores. É um olhar crítico em prol do nosso município. Parabenizo todos os envolvidos que atuaram para a produção desse material significativo para a aprendizagem das crianças”.

O Prefeito Lucio de Marchi aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais da educação e demais envolvidos. “Este material para ser realizado foi necessário a mão de muitas pessoas. O empenho é visível, pois o conteúdo está muito bom. O objetivo é melhorar a educação de Toledo, este é um processo diário e que com certeza está dando certo”, finalizou Lucio.

As organizadoras do livro são as professoras Tânia Maria Iakovacz Lagemann, Leoni Inês Demarchi e Maria do Carmo Cabreira. Para a realização do livro a Secretaria da Educação contou com a parceria das Secretarias da Comunicação, Cultura por meio do Museu Histórico, Secretaria de Planejamento Estratégico e Urbano, por meio da Topografia, Departamento de Tecnologia da Informação.


Outras edições

A primeira edição do livro “Conhecendo Toledo - Geografia e História 3º ano”, ocorreu em 1999. A segunda edição chegou em 2004. Já a terceira edição, no ano de 2009, com o título “Conhecendo Toledo - Ciências da Natureza, Geografia e história”, no mesmo ano foi lançado a primeira edição do livro “Conhecendo Toledo - Ciências da Natureza, Geografia e História para o 4º ano. No ano de 2016, publicado no formato digital, o livro “Conhecendo Toledo - O nosso município 3º e 4º anos e para os 5º anos “Conhecendo Toledo - Os poderes executivos, legislativo e judiciário”. Todas as edições fazem parte do livro que agora está sendo lançado, pois ajudaram e ajudam no trabalho em sala de aula.

Fonte:

Deixe seu comentário