Portal da Cidade Toledo

compras

Lideranças da região de Curitiba conhecem o Escritório de Compra Toledo

O Escritório de Compra Toledo (ECT), referência por resultados positivos e avanços na participação das empresas toledanas nas licitações municipais

Postado em 25/07/2019 às 10:14 |

O Escritório de Compra Toledo (ECT), referência por resultados positivos e avanços na participação das empresas toledanas nas licitações municipais, recebeu na quarta-feira (24), uma comitiva da região Metropolitana de Curitiba, que veio conhecer suas boas práticas.

Os representantes das cidades de Curitiba, Matinhos, Doutor Ulysses e Araucária foram recepcionados por colaboradores da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), local onde está instalado o Escritório de Compra.

Entre integrantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae PR), estavam servidores públicos ligados ao setor de compras, além de funcionários e diretores de Associações Comerciais das cidades do sul do estado.

O gerente da Acit, Marcel Sarturi, foi quem conduziu o encontro. Na ocasião foram apresentados os objetivos, desafios, atividades e fluxo de trabalho do ECT, desde sua implantação em 2014, com a importante parceria entre o município de Toledo, Sebrae e Acit.

Segundo o gestor do setor de Políticas Públicas do Sebrae Regional Oeste, Adir Mattione, os visitantes estão em fase de implantação dos escritórios locais, por isso, a iniciativa em conhecer o trabalho em Toledo. “Foi uma visita solicitada pela Regional Leste de Curitiba e região metropolitana, tendo em vista que o ECT é pioneiro, estando em pleno funcionamento com suas atividades que envolvem a transação entre poder público e setor privado, por meio das licitações”, conta.

Para ele, a visita serviu ainda para constatar a Acit como exemplo, quando se fala em associativismo. “Percebemos uma dificuldade em trabalhar essa questão, sendo que as associações de lá buscam por fortalecimento, com isso, essa troca de ideias é fundamental para que se inspirem nas boas práticas de Toledo”, frisa Adir.

A coordenadora do setor de Acesso ao Mercado Institucional, do Sebrae PR, Regional Leste, Juliana Schvenger, comenta que o Escritório de Compra Toledo é referência para todo o estado e a intenção é replicar o que já vêm ocorrendo no oeste. “A proposta da nossa missão foi justamente conhecer o modelo, tendo em vista que nosso objetivo é implantar pelo menos um em cada regional no Paraná. Vemos como uma forma de aproximar o empresário com o tema licitação pública, que na visão deles é bastante complexo, mas com sensibilizações e ajuda de parceiros, podemos mudar esse comportamento em algum tempo”, conclui.

Entenda como funciona o Escritório de Compra Toledo

É um serviço de apoio, divulgação, fomento e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas da cidade de Toledo nas compras públicas e governamentais.

O ECT faz intermediações entre entidades compradoras e empresas, facilitando a participação nos processos de compras e contratações, por meio dos seguintes serviços: captação de editais e informações sobre processos de compras e contratações de serviços, direcionada às micro e pequenas empresas de cada ramo; divulgação customizada e facilitada dos processos de compras e contratações de serviços e intermediações entre comprador e fornecedor na busca de cotações para formação de preços e referência.

Mais informações pelo telefone 45 3055-4613.

Fonte:

Deixe seu comentário