Portal da Cidade Toledo

Futebol

Athletico vence o Toledo nos pênaltis e é campeão paranaense

Furacão sofreu, mas venceu por 1×0 no tempo normal e depois foi 100% nas penalidades para faturar mais uma taça estadual

Postado em 22/04/2019 às 10:22 |

(Foto: Valquir Aureliano)

O Athletico Paranaense é campeão paranaense de 2019. O título foi conquistado nesse domingo (dia 21) com a vitória nos pênaltis sobre o Toledo, por 6 a 5, no segundo jogo da final. No tempo normal, a partida terminou em 1 a 0 para o Furacão. No primeiro jogo da final, o  Toledo venceu por 1 a 0, em casa. Com isso, a equipe da capital precisava de uma vitória por dois ou mais gols de diferença para ficar com o título. Como ganhou por um gol, a decisão foi nos pênaltis.

Esse foi o 25º título do Athletico no Campeonato Paranaense em toda história. O maior campeão do Estado é o Coritiba, com 38 títulos estaduais. O Toledo nunca conquistou o Paranaense. 

Em 2019, o Furacão usou apenas a equipe de aspirantes em todas as partidas da competição. Em 2018, o clube também adotou esse planejamento - usando equipe secundária no início do ano - e conquistou o título estadual da mesma forma.

DECISÃO POR PÊNALTIS
Nos pênaltis, acertaram para o Athletico: Bergson, Poveda, Lucas Halter, Matheus Anjos, Marquinho e Khellven. Ninguém errou.

Pelo Toledo, converteram Revson, Jonathan, Leo Teles, Guilherme Rend e Pacato. O único a errar foi Adriano (Léo defendeu).

DESEMPENHO
Nos 90 minutos, o Toledo repetiu a fórmula ultradefensiva e com pouca preocupação no contra-ataque. A ideia era apenas ganhar tempo e tentar a sorte nas raríssimas jogadas ofensivas. O Athletico pressionou nos 90 minutos, mas cometeu erros infantis. Abusou dos cruzamentos e não teve paciência para encontrar brechas na marcação adversária.

CAMPANHAS
O Athletico terminou com a maior pontuação do Campeonato Paranaense, com 27 pontos (8 vitórias, 3 empates e 4 derrotas). O Toledo somou 3 vitórias, 8 empates e 4 derrotas em todo o Estadual.

RETROSPECTO
Athletico e Toledo já se enfrentaram 16 vezes na história, com 7 vitórias do time da capital, 4 do Toledo e 5 empates.

ARTILHEIRO
O artilheiro da competição foi o centroavante Rodrigão, do Coxa, com sete gols em oito jogos. Os artilheiros do Athletico no Paranaense foram o meia Marquinho e o atacante Bergson, ambos com seis gols.

Fonte:

Deixe seu comentário