Portal da Cidade Toledo

JAPS

Emoção e homenagens marcam Abertura da 62ª edição dos JAPS em Toledo

JAPS seguem até o dia 20 com disputas em 20 modalidades esportivas, movimentando mais de 4 mil atletas em diversas praças esportivas

Postado em 14/10/2019 às 17:34 |

O Parque Ecológico Diva Paim Barth foi palco mais uma vez da abertura oficial dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) fase final, divisão A, na noite do último sábado (12). Com bom público em um dos cartões postais da cidade, foi anunciado que Toledo sedia pela 8º vez os jogos. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades do município e do estado, como o Prefeito Lucio de Marchi e o Deputado Federal, José Carlos Schiavinato.

O cerimonial iniciou com homenagens a personalidades que se destacaram no cenário esportivo do Estado. “Desde o ano passado, já vínhamos trabalhando essa ideia. Em Londrina já prestamos algumas homenagens, na fase final dos Jogos da Juventude deste ano também homenageamos algumas pessoas e agora aqui em Toledo, a intenção é homenagear outras nove pessoas e o objetivo disso, é resgatar a história do esporte no Paraná, valorizando e respeitando estas pessoas que tanto contribuíram para o esporte estadual e nestes municípios que sediam os jogos”. Comentou Cristiano Barros Homem Del Rei, coordenador de esporte da Esporte Paraná.

Em um dos momentos mais emocionantes da noite, as delegações estiveram desfilando em forma de apresentação, ao todo 73 município estão na competição. O tradicional fogo simbólico foi conduzido pelo atleta de badminton de Toledo, Alisson de Souza Vasconcelos.

Município pujante no esporte

Nas falas das demais autoridades, foi destacada a força de Toledo no cenário esportivo. Para o Prefeito Lucio de Marchi, é uma alegria receber os jogos mais uma vez em Toledo. “Me lembro que em 1979, na administração do então prefeito Duílio Genari, construímos o Ginásio de Esportes Alcides Pan em 29 dias, para que pudéssemos sediar o jogos. De lá para cá, o cenário é outro, mas nossa cidade seguiu evoluindo no esporte e graças a isso, estamos aqui pela 8ª vez recebendo este evento esportivo de tamanha importância. Quero dar as boas vindas a todos e dizer que estamos muito felizes em receber todos”.

O Deputado Federal José Carlos Schiavinato salientou a qualidade de Toledo em receber jogos como este. “Uma das competições mais importantes do Estado, e com certeza, Toledo é referência quando se fala em estrutura e qualidade esportiva. É uma alegria poder ver que Toledo mais uma vez sedia os JAPS”, destacou.

Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o chefe de gabinete da Superintendência do Esporte, Narciso Doro, falou da grata satisfação em ter os jogos de volta a Toledo. “O governo do estado se sente muito agradecido pela acolhida aos Jogo Abertos aqui na cidade de Toledo. Nos sentimos tranquilos, porque sabemos da ótima estrutura que o município possui. Os Jogos Abertos é sem dúvida uma das mais importantes competições que temos no estado e o governador Ratinho Junior sabe da importância que tem o esporte de rendimento para cada um desses atletas. Tenho certeza que teremos uma ótima competição ao longo destes oito dias que ainda restam de jogos aqui”, comentou Narciso.

Mauro Maiorki é o grande homenageado da noite

Uma das personalidades mais importantes no cenário esportivo de Toledo foi Mauro Maiorki, ex-Secretário de Esportes do município que faleceu há alguns anos. Ele foi um dos principais responsáveis por Toledo ser o que é no esporte atualmente.

A homenagem foi recebida pelo Marcos Mauricio Maiorki, irmão de Mauro Maiorki, que discursou emocionado sobre a homenagem. “Estes momentos me deixam profundamente emocionado. Fica aqui os agradecimentos de toda minha família por lembrarem do meu irmão com uma homenagem tão singela. Fico feliz em poder compartilhar deste momento a qual o estado reconhece tantos valores do nosso esporte. Muito obrigado a todos”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário