Portal da Cidade Toledo

JAPS

Toledo recebe os JAPS pela oitava vez

A abertura oficial dos Jogos Abertos do Paraná acontecerá no Parque Ecológico Diva Paim Barth

Postado em 09/10/2019 às 17:09 |

Após cinco anos, Toledo volta a receber os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) Divisão A. A partir da próxima sexta-feira (11) até o domingo (20) o município do oeste paranaense, conhecido pela qualidade de suas praças esportivas, acolhe aproximadamente 5 mil pessoas para a 62º edição da competição que reúne os melhores do desporto paranaense.

A abertura oficial acontecerá no Parque Ecológico Diva Paim Barth, ponto de encontro dos toledanos e um dos cartões postais da cidade. Além do desfile das delegações e demais atos do protocolo oficial, o evento terá apresentações artísticas organizadas em parceria com a Secretaria de Cultura do município. “Teremos banda e DJ para animar os presentes, além de outros momentos que foram organizados com muito carinho”, afirmou o secretário de Esporte André Alcará.

Serão 3620 atletas e dirigentes, divididos em 402 equipes de 73 municípios. A maior delegação é a maringaense, com 350 integrantes, seguida de perto por Londrina, com 338. A terceira maior é da casa, com 315 competidores. Além disso, a Comissão Executiva Estadual contará com 50 integrantes, além de 35 pessoas na Comissão Executiva Municipal. As equipes de arbitragem somam mais 318 profissionais, totalizando 4020 pessoas envolvidas diretamente com os JAPS.

As modalidades em disputas serão o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo, além do tiro com arco que será a modalidade de apresentação não contando pontos para a classificação geral.

Histórico de sedições

É a 8ª vez que a cidade recebe os JAPS. O município já acolheu o evento em 1979, 1990, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2014. Desde a escolha como sede para 2019 a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) iniciou a preparação para a competição. Segundo o secretário da SMEL, André Alcará, o histórico de boas recepções faz com que o município se empenhasse ainda mais na organização dos locais utilizados durante a competição. “Estamos prontos e de braços abertos para receber todos os visitantes, sejam atletas, dirigentes e demais pessoas envolvidas”, afirmou.

André ainda ressaltou que além de oferecer uma estrutura para as demais equipes, existe também o empenho dos técnicos e dos times locais em fazer bonito diante da sua torcida. “Nossos competidores também intensificaram sua preparação. Na última vez que recebemos os Jogos Abertos, em 2014, com um projeto de valorização dos atletas da casa, Toledo alcançou a terceira colocação geral, a melhor posição da sua história. Queremos nos manter entre os melhores”, reforçou.

Outro ponto destacado pelo secretário é a movimentação econômica. “Temos bares, restaurantes, hotéis e demais setores do comércio que serão visitados. Isso gera receita para a cidade e traz benefícios diretos e indiretos para os munícipes”, comentou.

Tiro com Arco

Além das modalidades que somarão pontos para a classificação geral, o tiro com arco fará parte da programação dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo. A competição acontecerá no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, espaço de treinamento da equipe toledana, no domingo (20), a partir das 8h30.

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no www.facebook.com/jogosabertospr


Fonte:

Deixe seu comentário