Portal da Cidade Toledo

alcoolismo

CAPS AD reforça campanha nacional do combate ao alcoolismo

Atualmente Toledo tem 424 pacientes, sendo destes 216 usuários que informaram fazer uso apenas de álcool, dentre as diversas drogas existentes.

Postado em 19/02/2020 às 09:20 |

Considerado um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, o alcoolismo é tema da campanha da “Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo” e o dia 18 de fevereiro (ontem) é considerado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo. A campanha é instituída para conscientizar os brasileiros sobre o consumo excessivo de álcool e os males que a prática pode ocasionar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença. O uso indevido de substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública de ordem internacional que preocupa nações do mundo inteiro, pois afeta valores culturais, sociais, econômicos e políticos.

O alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.

De encontro com esta demanda de tratamento, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento gratuito nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas– CAPS AD.

O CAPS AD é um serviço que pertence ao Departamento de Saúde Mental e no município de Toledo possui equipe multidisciplinar para atender dependentes químicos, contando com médico psiquiatra, enfermeira, técnicas de enfermagem, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogas, assistente em desenvolvimento social, estagiárias e uma coordenação.

Atualmente, o CAPS AD atende 424 pacientes, sendo destes 216 usuários que informaram fazer uso apenas de álcool, dentre as diversas drogas existentes, ou seja o álcool ainda é a substancia mais utilizada pelos pacientes atendidos e pela população como um todo.

A coordenadora do CAPS AD, Lauana Weschenfelder Voss comenta que o CAPS AD atende além dos pacientes, também suas famílias, que desempenham papel importante no processo de tratamento da dependência química.

Lauana ressalta que o CAPS AD fica localizado na Rua Bento Munhoz da Rocha neto, n° 1876 – Jardim La Salle, e atende das 7:00h as 18:00 sem fechar no horário do meio dia. É um serviço de saúde considerado “portas abertas”, pois para agendar o primeiro acolhimento, basta comparecer ao CAPS AD ou ligar nos telefones (45) 3252-8856 ou 3278-2723.


Fonte:

Deixe seu comentário