Portal da Cidade Toledo

cuidado

Central de Especialidades alerta para pacientes faltosos

De 100 usuários apenas 20 foram para realizar os procedimentos na central

Postado em 20/08/2019 às 19:33 |

ATENÇÃO! A gestão da Central de Especialidades Radialista Osvaldo Luiz Ricci, localizada na Vila Pioneiro alerta a comunidade em relação aos faltosos. Os índices são preocupantes e representam não apenas a falta de oportunidades para aqueles que estão na fila de espera aguardando consulta, mas também influenciam no funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A média de faltosos ao percentual assustador de 25% por mês.

No último sábado (17), o município de Toledo, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR), junto com médico especialista Luciano Martins, realizou um mutirão no qual o objetivo era atender 100 pacientes na especialidade de ortopedia. Os agendamentos foram realizados neste mês de agosto. Todas as guias e procedimentos foram viabilizados através das Unidades Básicas de Saúde, que por meio de suas equipes realizaram a confirmação da consulta antecipada com o paciente. Destes 100 usuários, 80 não foram, o que demonstra a pouca compreensão por parte dos próprios usuários/beneficiários e a dificuldade para que os profissionais desenvolvam os trabalhos,com a mesma eficiência com as quais planejam.

“Estamos preocupados porque o não comparecimento gera gastos, porém sem a efetiva ação do atendimento, pois, o médico deixa de fazer outros atendimentos, uma cirurgia para atender e o paciente simplesmente não comparece, isso causa gastos para o município, para o Ciscopar e para o médico. Temos que pensar nas pessoas que estão em fila de espera”, comenta o diretor da Rede de Atenção Especializada Daniel Ricardo Jochims.

Jochims afirma que mutirões estão sendo realizados todos os meses. “Essas ações ajudam na redução da fila de espera, principalmente nos casos de menor complexidade. A gestão tem trabalhado para que a qualidade nos atendimentos aos munícipes seja com excelência. Para tanto, é de extrema importância o comprometimento de ambas as partes. Não podendo comparecer avise pelo telefone 3378- 8694”.

MAIS ATENDIMENTOS

Para dar agilidade aos atendimentos, no próximo sábado (24), mais 50 pacientes agendados para ortopedia. 70 eletrocardiograma e 50 consultas com dermatologista estão marcados.

Fonte:

Deixe seu comentário