Portal da Cidade Toledo

novidade

Prefeitura estuda doação de terreno para construção do Hospital Bom Jesus

A intenção da Hoesp é construir a nova sede próxima ao Hospital Regional

Postado em 23/04/2019 às 17:32 |

O hospital Bom Jesus de Toledo completa 48 anos em setembro e segue na luta pela conquista de uma sede própria. O prefeito Lucio de Marchi recebeu em seu gabinete os integrantes do Conselho Administrativo da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora do BJ, na semana passada.


A reunião teve como objetivo debater as tratativas de um projeto em andamento da nova instalação do hospital. Na mesma ocasião, o Conselho protocolou um requerimento solicitando a administração a doação de uma área para a futura instalação.


A intenção da Hoesp é construir a nova sede próxima ao Hospital Regional. Conforme o presidente do Conselho Administrativo Cláudio Tomuo Hayashi, o hospital vive um drama diário por não poder usufruir de um espaço próprio. Além dos problemas de estrutura, a unidade tem despesas referentes ao aluguel, o que justifica uma nova edificação.


“O hospital Bom Jesus está localizado no centro em uma área que não é nossa, pagamos aluguel de uma estrutura velha e temos problemas com a Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros que precisam ser sanados, no entanto, para fazer as mudanças o custo é alto”, recordou Hayashi.


COMPROMISSO

O prefeito Lucio de Marchi reforçou o compromisso em efetivar a doação de uma área, reconhecendo a necessidade de uma estrutura adequada ao atendimento de saúde. Ele esclareceu que todas as medidas cabíveis no sentido de viabilizar a doação da área precisam ser adotadas para que a doação se concretize.


Porém, esta definição ainda não tem data. Após a exposição, o Conselho ficou com compromisso de apresentar o projeto arquitetônico. Na sequência, a administração buscará a viabilidade de aquisição do terreno.


De acordo com Hayashi, o objetivo é a construção de um hospital de 500 leitos, o qual será construído por etapas. “Equipe de voluntários está fazendo o projeto arquitetônico. Quando a área estiver definida, buscaremos recursos nas esferas Estadual e Federal e ainda iniciativa privada”, finalizou.


Participaram da reunião, a secretária de Saúde Denise Liell, secretário de Planejamento Norisvaldo Penteado, o assessor jurídico do hospital Bom Jesus Sérgio Canan, o ex deputado federal Dilceu Sperafico, superintendente do hospital Zulnei Bordin, Augusto Sperotto e demais representantes do Conselho.


HOSPITAL BOM JESUS

O Hospital Bom Jesus de Toledo que atende para o Sistema único de Saúde ( SUS).

atende 18 municípios da região com 131 leitos. Outra grande dificuldade enfrentada pela Hoesp é a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a demanda de toda região.


Fonte:

Deixe seu comentário