Portal da Cidade Toledo

visita

Representante do Conselho Federal de Farmácia do Amazonas visita Toledo

O objetivo foi conhecer o sistema de Assistência Farmacêutica vigente no município

Postado em 31/05/2019 às 11:30 |

Na última quarta-feira (29), o Conselheiro Federal de Farmácia que representa o estado do Amazonas, Dr. Marcos Aurélio Ferreira da Silva, fez uma visita à cidade. Ele participou de uma reunião com outros profissionais farmacêuticos do município no auditório da Prefeitura, com objetivo de conhecer mais sobre os trabalhos de Assistência Farmacêutica e o Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Também participou da reunião a Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Dra Mirian Ramos Fiorentin. Na ocasião, farmacêuticos do município e do estado também apresentaram para o visitante os estudos de casos clínicos obtidos nas consultas farmacêuticas em Toledo. Após a reunião, fizeram visitas técnicas na Farmácia Escola, Farmácia Comunitária do Complexo de Saúde da Vila Pioneiro, e Farmácia do Estado do Paraná. 

O Dr Marcos Aurélio teria se interessado pelos trabalhos farmacêuticos de Toledo durante uma apresentação em Brasília, na plenária do Conselho Federal de Farmácia. Quem realizou a apresentação foi a Diretora da Assistência Farmacêutica de Toledo, Adriane Monteiro Santana, junto com a Secretária de Saúde, Denise Liell. Na oportunidade, também apresentaram os resultados decorrentes da capacitação sobre cuidados farmacêuticos, que os profissionais receberam. 

“Para nós é muito importante ter esse reconhecimento, isso nos mostra que estamos no caminho certo. Também recebemos o conceito “muito bom” no enfoque nacional, perante o Conselho. Sabemos que ainda temos muito a melhorar, mas o que já temos feito está dando resultados positivos”, avalia Adriane Monteiro. 

Assistência Farmacêutica

O município vem realizando um trabalho de destaque no que se refere à Assistência Farmacêutica. Todos os processos de compra e distribuição de medicamentos é otimizado para dar agilidade. E neste ano Toledo conta com consultas farmacêuticas, que ajudam a desafogar as consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde. No período de janeiro a abril deste ano, já foram realizadas 177 consultas deste tipo. 

Medicamentos Fitoterápicos

O Programa de Plantas medicinais e Fitoterápicos foi implantado no município em 2012, e atua com recursos do Ministério da Saúde. Em Toledo, os medicamentos são produzidos na Farmácia de manipulação a partir de plantas medicinais, e são utilizados para tratamento de doenças como hipertensão, diabetes, saúde mental e tratamento de feridas.

Fonte:

Deixe seu comentário