Portal da Cidade Toledo

passeio

Estudantes da Escola Engenheiro Waldyr Luiz Becker de Toledo visitam Zoológico

A ação foi realizada na terça-feira (26), e integra o Projeto Prati-Sustentável

Postado em 28/11/2019 às 18:41 |

Um grupo de 60 alunos, do 4º ano da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker, tiveram uma aula diferente do habitual. As crianças puderam conhecer de perto os animais do Zoológico Municipal de Cascavel. A ação foi realizada na terça-feira (26), e integra o Projeto Prati-Sustentável, desenvolvido pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.

Durante a visita, os pequenos conheceram alguns dos 370 animais que estão no Zoológico de Cascavel, entre eles a onça pintada Tony, o tigre Hu, araras, jacarés, cobras e também macacos.

Os visitantes receberam orientações ambientais do guia Jean Alvaro Garda que explicou sobre a importância de respeitar o espaço dos animais. “Ensinar a vida animal desde a infância faz muita diferença, pois eles crescem com outra visão sobre o meio ambiente”.

O guia também alertou sobre o erro cometido pelos seres humanos que de forma equivocada acabam alimentando os animais silvestres. Um exemplo são os quatis que estão presentes em Toledo e região. “Não é correto alimentar animais silvestres, pois eles possuem dieta e rotina alimentar. Eles devem ir atrás do próprio alimento”, explicou Garda.


Cuidados com o meio ambiente

Muitos podem achar que a preservação da fauna e flora é assunto de gente grande, mas os pequenos estão afiados quando o assunto é cuidado com o meio ambiente. “A natureza é bonita do jeito que ela é, e nós precisamos fazer a nossa parte”, conta a estudante Maharra Ramos de 9 anos, que estava acompanhando a visita.

Já Evlyn Cristina de 10 anos gostou de conhecer os animais, mas para ela ações simples podem contribuir com a preservação. “Depois da visita de hoje vou começar a cuidar mais da natureza plantando, regando as flores e também separando o lixo”, diz.

Para a professora do 4º ano, Cirlei Gozzi Moreira, a parceria da escola municipal com a Prati-Donaduzzi é uma forma de mostrar na prática todo o trabalho realizado dentro da sala de aula. “Nada melhor do que o aluno estar no ambiente, ver, sentir, perceber, respirar o que a natureza pode oferecer, pois hoje não temos mais acesso, somente no zoológico”, enfatiza a professora.

O projeto Prati Sustentável é realizado desde 2014 e tem como objetivo fomentar a educação ambiental. “Nós realizamos um trabalho como forma de complementar a base curricular dos alunos e também agregar conhecimento”, destaca a técnica ambiental da Prati-Donaduzzi, Faneza de Oliveria.


Visitas

O Zoológico Municipal de Cascavel fica localizado na rua: Fortunato Beber, 2307. O horário de visitação é das 8h às 17h30, de terça-feira a domingo. A entrada é gratuita.


Fonte:

Deixe seu comentário