MEIO AMBIENTE
Projeto incentiva alunos a reciclar óleo de cozinha e gera recursos para escolas de Toledo
Iniciativa envolve 18 escolas e Cmeis, promove educação ambiental e transforma o óleo usado em biocombustível
Publicado em 19/06/2026 às 15:43
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, nesta quarta-feira (17), na Escola Municipal São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, o lançamento do projeto Recicla Óleo. A iniciativa é desenvolvida pela empresa Mix Ambiental e as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) de 18 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Toledo que aderiram ao programa até o momento.
O projeto tem como objetivo orientar estudantes e famílias sobre a destinação correta do óleo de cozinha usado. Para isso, a Mix Ambiental disponibiliza galões identificados para coleta nas escolas participantes. O óleo deverá ser armazenado em garrafas pet devidamente fechadas e depositado nos recipientes instalados nas unidades escolares.
Quando os recipientes estiverem completos, a empresa realizará a coleta do material, que será encaminhado para reciclagem e produção de biocombustível. A quantidade arrecadada também gera um retorno financeiro para as escolas, por meio das APMFs, que terão autonomia para definir a aplicação dos recursos em benefício dos estudantes.
Durante o lançamento, o prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância da colaboração da comunidade escolar para o sucesso da iniciativa e reforçou a necessidade do descarte correto do óleo de cozinha. “Usamos óleo para cozinhar e não podemos jogá-lo na pia. Vocês vão guardar o óleo em uma garrafa pet, trazer para a escola e a empresa fará a coleta para dar um novo uso a esse material. Assim, completamos o ciclo e contribuímos para deixar o meio ambiente cada vez melhor”, destacou.
A secretária municipal da Educação, Janice Salvador, salientou que o projeto busca promover mudanças de comportamento por meio da participação das crianças e das famílias. Segundo ela, pequenas ações realizadas diariamente podem gerar impactos positivos para o meio ambiente. “Se todas as crianças ajudarem, compreenderem isso e conversarem com o pai, com a mãe e com os irmãos sobre esse tema, nós teremos uma mudança de comportamento das pessoas. Cada um precisa fazer a sua parte, mesmo que seja uma parte pequenininha”, observou.
Após o lançamento, os estudantes receberam orientações do representante da Mix Ambiental, José Mendes, sobre o funcionamento da coleta e sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha. Gradualmente, o projeto será desenvolvido em outras escolas participantes ao longo do ano letivo, envolvendo ações de conscientização e mobilização da comunidade escolar. O lançamento também contou com a presença das coordenadoras do projeto na Smed, Sandra Kopeginski e Daniela Trindade Hintz.
Fonte: Prefeitura de Toledo
Notícias relacionadas
Itaipu abre inscrições para cursinho gratuito para 12 mil estudantes da região
26/06/2026 às 09:39
PUCPR Toledo abre inscrições para transferência externa em cursos de graduação
24/06/2026 às 15:37
Toledo é contemplada com três novos colégios estaduais no programa Mais Escolas Paraná
24/06/2026 às 13:56
Projeto une ciência e energia solar para estimular alunos com altas habilidades em Toledo
19/06/2026 às 15:04
Profissionais da rede estadual passam por capacitação de brigadistas escolares em Toledo
19/06/2026 às 10:36
Enem 2026: prazo para pagamento da taxa de inscrição é prorrogado até dia 22
17/06/2026 às 12:50