Portal da Cidade Toledo

Que friaca!

Toledo repete dose de gelo e geada dá plantão pelo segundo dia seguido

Com 0,8°C e sensação térmica de -1°C, moradores acordaram novamente com gramados branquinhos e até os cobertores pediram reforço nesta quinta-feira

Publicado em 25/06/2026 às 07:56

(Foto: Rodrigo Souza )

Segundo dia seguido de geada deixa amanhecer congelante em Toledo; sensação térmica chegou a -1°C

Pelo segundo dia consecutivo, moradores de Toledo acordaram com os campos e gramados cobertos por geada. A manhã desta quinta-feira (25) foi marcada por temperaturas próximas de zero grau, resultado da forte massa de ar polar que atua sobre o Paraná e mantém o frio intenso em toda a região Sul. 

De acordo com dados do Simepar, às 7h45 os termômetros marcavam apenas 0,8°C em Toledo. A sensação térmica era ainda menor, chegando a -1°C, devido à combinação do frio com os ventos. Não houve registro de chuva, e a umidade relativa do ar variava entre 41% e 73%. O vento soprava de sudeste a 7 km/h, com rajadas de até 22 km/h.

A nova geada ocorre um dia após o município registrar uma das menores temperaturas do ano. Na quarta-feira (24), Toledo teve mínima de -1,3°C, entrando na lista das cidades paranaenses com temperaturas negativas durante a intensa onda de frio que atingiu o Estado. 

Segundo meteorologistas, a combinação de céu aberto, ar seco, ventos fracos durante a madrugada e a presença da massa de ar polar criou condições ideais para a formação da geada. O fenômeno ocorre quando a temperatura próxima ao solo cai para valores iguais ou inferiores a 0°C, congelando a umidade presente na vegetação e em outras superfícies. 

Apesar do amanhecer gelado, a previsão indica elevação gradual das temperaturas ao longo dos próximos dias. Nesta quinta-feira, a máxima prevista para Toledo é de 16°C. Na sexta-feira (26), os termômetros devem variar entre 7°C e 18°C, com predomínio de sol. Já no fim de semana, o frio perde força e as máximas podem alcançar 23°C no domingo, embora haja previsão de retorno da chuva.

A geada desta semana reforça o caráter rigoroso do inverno na região Oeste. Historicamente, Toledo registra episódios de geada entre maio e agosto, especialmente durante a passagem de massas de ar polar mais intensas. 

Moradores aproveitaram o amanhecer para registrar paisagens esbranquiçadas em áreas rurais e bairros da cidade, cenário que se repetiu pelo segundo dia seguido e transformou o município em um dos pontos mais frios do Paraná nesta semana.

Fonte: Portal da Cidade Toledo

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp